Apresentação dos círculos de cultura

O Círculo de Cultura é um método criado por Paulo Freire que parte do pressuposto da construção do conhecimento por meio do diálogo - fator básico e necessário a prática pedagógica democrática. Estas são características dos Círculos de Cultura - o diálogo, a participação, o respeito ao outro, ao trabalho em grupo, a dinâmica de um constructo contínuo. Portanto, os Círculos de Cultura são espaços no qual se ensina e se aprende.  Espaço em que a preocupação não e simplesmente transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de construção do conhecimento de forma coletiva, através das experiências vividas.

Sistematização/Metodologia

O início da metodologia será de responsabilidade do(a) mediador(a) e se formará por um momento de socialização do coletivo, de reconhecimento/apresentações (Título do projeto, nome do Coordenador, dos participantes, campus de origem, local onde ocorre a ação).

Os autores(as) se posicionarão em círculo e compartilharão suas experiências e aprendizagens construídas a partir da sua participação nas ações desenvolvidas nas comunidades. Para apresentação, poderão participar até 3 membros por trabalho submetido.

As apresentações e os debates acontecerão de forma exclusivamente oral.  Cada autor ou grupo apresentará seu trabalho (Objetivos, metodologias, resultados obtidos /ou esperados), nível de abrangência (local, regional, nacional, global), fragilidades e potencialidades (10 minutos por grupo).

Após essa etapa haverá um diálogo livre entre os(as) apresentadores/expositores e ouvintes sobre as variáveis de conexões entre os estudos apresentados, momento esse facultativos para perguntas sobre qualquer um dos trabalhos apresentados. Por esse motivo os grupos apresentadores não podem se retirar do recinto enquanto não finalizar o círculo. Esse momento será organizado pelo(a) mediador(a), que será responsável pelo fio condutor da metodologia e da síntese final.